As fontes de energia renováveis são aquelas geradas a partir de recursos naturais que são continuamente reabastecidos em uma escala de tempo humana.

Podemos citar a energia solar, geotérmica, energia eólica, energia das marés, energia hídrica (água), e várias formas de bioenergia (biomassa). Estas energias renováveis não podem ser esgotadas e são constantemente renovadas. A energia renovável substitui combustíveis convencionais.

As fontes convencionais são finitas e emitem gases poluentes no processo de geração de energia como o petróleo, o gás natural e o carvão ou geram resíduos que podem contaminar o meio ambiente como a nuclear.

A dimensão dos círculos no gráfico abaixo representa o potencial energético mundial de cada fonte. No caso das renováveis a indicação é do potencial anual e no caso das convencionais é o potencial total.

Importante destacar que o potencial da Energia Solar é muitas vezes maior do que o consumo anual global de energia. Ou seja, se toda luz solar que incide na Terra fosse transformada em energia, seria suficiente para suprir a demanda por vários anos.

Potencial Energia Solar

Fonte: Portal Solar

Especificamente a geração de Energia Solar Fotovoltaica apresenta vantagens adicionais como o fato de não gerar ruídos, não gerar qualquer tipo de resíduo e não apresentar necessidade de manutenção, além de uma limpeza anual. Como pode ser instalada nos telhados ou coberturas dos imóveis não requer espaço adicional para sua instalação ao contrário de outras fontes e não necessita de linhas de transmissão. O tempo para sua instalação também é o menor entre as diversas fontes.


A desvantagem mais freqüentemente apontada é o custo inicial de implantação. Porém, já há várias linhas de financiamento específicas para iniciativas sustentáveis em diversas instituições financeiras, como o Santander, Banco do Brasil e BNDES.